Espirometria

A espirometria é um teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz.

Trata-se de um exame não invasivo e indolor, que dura poucos minutos. O paciente fica sentado e deverá soprar através de um tubo contendo um bocal, conectado ao espirômetro.

Uma presilha de borracha tapará seu nariz, garantindo que toda a respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo aparelho. Durante o exame será pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo; que encha o pulmão completamente e assopre com o máximo de força e rapidez possível.

O teste poderá ser repetido, depois de aplicado ao paciente uma medicação broncodilatadora, geralmente sob a forma de spray. Esse exame gera, no computador, uma série de curvas, tabelas e gráficos que o médico analisará e que fornecerá uma série de parâmetros que o informarão sobre as condições ventilatórias do paciente.

Comments are closed.