Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo o tratamento específico diante dos males causados pelas doenças que comprometem o sistema respiratório humano, tais como a asma, a insuficiência respiratória, a bronquite e a tuberculose como bons exemplos desses males.

O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento e engloba também a prevenção às doenças respiratórias e as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas.

O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões de seu paciente, utilizando-se de técnicas específicas para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada.

Os exercícios respiratórios são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da Fisioterapia Respiratória. Os exercícios propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório e pode ainda ser realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo aqui pacientes que estejam entubados, necessitando da ajuda de aparelhos para respirar.

A Fisioterapia Respiratória atua ainda como forma de prevenção ao aparecimento de complicações respiratórias nos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados e imobilizados.

Esses, certamente precisam realizar tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no leito hospitalar, a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que contemplem ambos os sistemas, respiratório e cardiovascular.

Comments are closed.